Search through our Blog

Receber dinheiro do exterior: Transferência bancária por ordem de pagamento

Transferência bancária por ordem de pagamento
Quem optar por mandar dinheiro do exterior através de uma transferência bancária poderá utilizar praticamente qualquer agência para fazê-lo. Basta ir até a instituição financeira de sua preferência e solicitar o envio dos recursos por meio da chamada ordem de pagamento. A característica principal desta operação é que o beneficiário deve necessariamente ter uma conta bancária. Ademais, ambas as instituições cobrarão pelo serviço. Assim, quem estiver no exterior desembolsará uma taxa para que o dinheiro chegue ao destino pretendido, mesmo não sendo correntista do banco contatado. A tarifa é conhecida como ordem de pagamento expedida. Uma vez no Brasil, a agência que recebeu o montante também descontará uma determinada quantia do dinheiro que irá disponibilizar ao cliente.
O processo é o mesmo para quem deseja enviar dinheiro para fora. Basicamente, será preciso informar os dados da pessoa que vai resgatar o dinheiro, bem como o código do banco onde os recursos serão sacados, conhecido como código SWIFT. Para agilizar a operação e incentivar o recebimento de remessas por meio das suas instituições, a maioria dos bancos já disponibiliza formulários semipreenchidos em seus sites, com os SWIFTs devidamente indicados.
A desvantagem patente da operação é cobrança de custos dos dois lados da cadeia. Segundo Roger Ades, diretor de remessas do Banco Rendimento, os bancos no exterior costumam cobrar de 20 a 40 dólares para fazer a remessa do dinheiro, mas a operação também tem um custo para as instituições daqui. No Brasil, a ordem de pagamento recebida abate de 20 a 100 dólares do montante que chega ao país, valor que varia conforme a quantidade transferida. "A transferência bancária é mais vantajosa para valores mais altos. Muitas vezes as agências de remessas não têm a política de mandar mais de 10.000 dólares para o exterior para evitar lavagem de dinheiro", explica Ades.
Conheça os custos cobrados pelos principais bancos brasileiros para enviar e receber dinheiro via transferência bancária:
Instituição Taxa para envio Taxa descontada do recebimento
Bradesco Até 100 dólares Até 100 dólares
Itaú Unibanco 200 reais 140 a 200 reais
Caixa Econômica Federal 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 30 dólares e o máximo de 100 dólares 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 20 dólares e o máximo de 100 dólares
Banco do Brasil 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 50 reais e o máximo de 250 reais 1% do valor da transferência, sendo o mínimo de 50 reais e o máximo de 250 reais